Manual para cuidadores de
idososDocument Transcript
1.
Manual paraCuidadores de IdososManual paraCuidadores de Idosos
2.
ExpedienteGovernador do EstadoGeraldo AlckminSecretário de
Gestão PúblicaDavi ZaiaSuperintendente IamspeLatif Abrão JuniorChefe de
Gabinete IamspeRoberto BavieraDiretoria IamspeAdministração - Maria das Graças
Bigal Barboza da SilvaHSPE - “FMO” - Roberto Dantas QueirozDecam - Luciana
Andrea Accorsi BerardiCedep - Abrão Elias AbdallaPrevenir - Miriam Matsura
ShirassuElaborado por: Programa IntegralidadeJoão Paulo Baptista Campi /
Maurício Ventura / Magda CruzColaboradores:Assistente Social Lívia Montes,
Maria das Graças Freitas Parra, Paulo Henrique Gomes Teixeira, Nilza
PasetchnyEnfermeiras Magda Thereza B. de Toledo, Márcia Torturela,Márcio Francisco
Rodrigues, Mariana C. Pellissari,Marta Pimentel de Souza, Michelle P. dos
SantosFarmacêutica Júlia Aranda P. de FreitasFisioterapeutas Cristina C. Pires,
Juliane de Lemos A. RamosFonoaudióloga Flavia FoiadelliMédica Diva Leonor
MonteiroNutricionista Ivani Maria FernandesPsicóloga Márcia Aparecida Pin
FancelliTerapeuta Ocupacional Tatiana Vieira do CoutoCoordenação Editorial -
Gestão de Comunicação CorporativaProjeto Gráfico - Ana Maria F. Marques e Fábio
KameokaInstituto de Assistência Médica ao Servidor Público EstadualAv.
Ibirapuera, 981 - Vila Clementino - 04029-000 - São Paulo - SPTelefone: (011)
5088-8000 - www.iamspe.sp.gov.br- Outubro de 2012 -
3.
ApresentaçãoPrezado usuário, Este manual foi elaborado com todo
o cuidado, respeito e dedi-cação que você merece. Seu conteúdo reúne
importantes orientações de profissionaisde diversas áreas da saúde cuja atuação
e conhecimento con-tribuíram para fazer do Iamspe e do HSPE centros de
referênciamédica no tratamento à população da terceira idade. São informações
essenciais para familiares e cuidadores deidosos que se preocupam em oferecer
um tratamento personali-zado, mas nem sempre sabem o que fazer ou como agir
diante desituações do dia-a-dia. Este material mais uma vez destaca a vocação
de vanguardado Iamspe que atende hoje 10% da população idosa do Estadode São
Paulo e cujas iniciativas, algumas inéditas, certamentenortearão em um futuro
não tão distante o atendimento médico auma imensa parcela da população
brasileira.Latif Abrão JuniorSuperintendente do Iamspe
4.
ÍndiceÍndiceConhecendo o idoso 05O idoso que necessita de
cuidados .............................................. 06Autonomia e
independência .........................................................
07Alguns sentimentos ......................................................................
08A comunicação com o idoso
......................................................... 10A importância do
toque .................................................................
11Doenças mais comuns .................................................................
12 Cuidar 16O cuidador da pessoa idosa
......................................................... 17Cuidando do
cuidador .................................................................. 20
Os cuidados 21Higiene oral
.................................................................................
22Higiene corporal
...........................................................................
25Cuidados com as mãos e pés ......................................................
28 Alimentação 29A importância da alimentação adequada
..................................... 30Cuidados na alimentação
............................................................. 32Orientações
alimentares para aliviar alguns sintomas ................. 34Regras básicas de
higiene alimentar ........................................... 36 Eliminações
37Eliminações intestinais
.................................................................
38Incontinência urinária ..................................................................
40 Outros temas importantes 42Prevenção de úlceras por pressão
.............................................. 43Exercício respiratório
................................................................. 44Cuidados na
movimentação do idoso acamado .......................... 45Facilitando as
atividades do dia-a-dia ......................................... 46 Serviços
disponíveis e direitos do idoso 51 Telefones úteis 54 Referências
Bibliográficas 56
5.
5Conhecendo o idoso
6.
Conhecendo o idoso6O idoso que necessita de cuidados Para
compreender o estado emocional de um idoso adoecido, de-vemos procurar
contextualizá-lo em sua história, pois suas reaçõesemocionais estão diretamente
relacionadas com as vivências acumu-ladas no decorrer de sua vida. Para
entender e ajudar o idoso é necessário ouvi-lo, procurandoentender como ele se
vê neste momento e como ele é visto pela fa-mília e pela equipe
multiprofissional que o atende. A pessoa que envelhece, além de estar mais
vulnerável a doen-ças, necessariamente se depara com inúmeras situações de
perda(filhos distantes, aposentadoria, morte de pessoas queridas etc.).
Atitudes intransigentes, irritabilidade, solicitações e queixas po-dem refletir
um desconforto vivenciado pelo idoso frente às suas limi-tações e perda de
autonomia. Acolher o idoso em suas angústias e ansiedades, sem superpro-teção
ou infantilização (tratá-lo como criança), estimulando-o para oenfrentamento da
realidade sem desvalorizar ou perder de vista osaspectos positivos de sua vida
e suas potencialidades, facilitará aaceitação de sua condição e a própria ação
do cuidador. Caso contrário, é provável que o cuidador seja envolvido
porsentimentos de impotência e sobrecarga emocional, o que podetornar sua
tarefa desgastante e difícil.
7.
Conhecendo o idoso7Autonomia e independência Autonomia é a
capacidade de decidir coisas sozinho. Independência é a capacidade de fazer
coisas sozinho. Nem sempre um idoso perde as duas coisas! Um idoso pode
nãoconseguir trocar de roupa sozinho, mas pode escolher a roupa quequer vestir.
O inverso também pode acontecer: um idoso pode nãoconseguir escolher sua roupa,
mas pode conseguir vesti-la sozinho. Lembre-se que o idoso pode não conseguir
fazer toda a ativi-dade, mas pode conseguir fazer parte dela. Pode ser
necessário,então, dividir a atividade em etapas. Por exemplo: a atividade
decozinhar arroz pode ser difícil porque envolve o uso do fogão eutensílios
como a faca, mas pode ser que o idoso consiga escolhero arroz e lavá-lo. Também
pode ser difícil fazer uma escolha dentro de uma infi-nidade de opções, mas
você pode facilitar diminuindo as alternati-vas. Por exemplo, em vez de de
abrir o guarda-roupa, mostre duaspeças e peça para ele escolher uma. Permitir
pequenas escolhas quando o idoso deseja e está pron-to também ajuda a diminuir
a sensação de que ele não tem con-trole sobre o ambiente. Quaisquer decisões,
por mais simples quesejam, são importantes, pois permitem ao idoso exercitar o
auto-domínio, reduzindo a sensação de perda da autonomia, fato gera-dor de
grande ansiedade.Alerta: Autonomia e independência podem e devem ser
exercidassempre desde que a segurança não seja comprometida. Portanto,sempre
que possível estimule essas duas habilidades, que podemser perdidas à medida
que não são exercidas.
8.
Conhecendo o idoso8Alguns sentimentos PA ansiedade do
idoso sempre aumenta quando ele se sente de-samparado, ameaçado ou sem nenhum
controle sobre a situaçãoque está atravessando. Respeitar seu desejo de saber
sobre sua doença e informá-lo so-bre a rotina de cuidados e procedimentos vai
permitir ao idoso prepa-rar-se emocionalmente.Respeite o território do idoso
Como todos nós, o idoso também tenta demarcar muito bem o seuterritório com a
colocação de objetos pessoais como chinelo, livro,Bíblia, fotos, etc. Qualquer
invasão desse território sem permissãotambém cria reações de defesa. Pessoas
ansiosas são mais propensas a um diálogo interno, o queaumenta a ansiedade.
Podemos encontrá-los em silêncio e, ao mesmo tempo, dizendocoisas para si mesmo
(exemplo: “Não posso suportar isso aqui”.“Não consigo suportar essa dor”). PSolicitar ao
paciente que fale em voz alta sobre seus sentimentose pensamentos ajudará o
cuidador a entender o que está atrapa-lhando seu descanso e relaxamento.
Qualquer mensagem que estimule a segurança do idoso, o sen-timento de controle
e da esperança, que o coloque em um papelativo e positivo, e não no papel de
vítima e incapaz, aumentará suasensação de bem-estar. Dialogue com o idoso
sempre que houverdisponibilidade e oportunidade, independentemente de sua
con-dição física ou estado emocional. Solicite e estimule o idoso paraque fale
sobre si, pedindo sua opinião, fazendo-o participar de cer-ta forma da rotina
da casa.
9.
PConhecendo o idoso9 PGeralmente
encontraremos expressões de baixa auto-estima, sen-timentos de impotência e
descrédito da vida (exemplo: “não possofazer nada por mim”). Assim, solicite ao
idoso que identifique o queele pode fazer por si, por mais simples que seja
(exemplo: levantarseu próprio corpo, virar de um lado para outro, mostrar um
sorrisopara você), afirmando o quanto isso nos faz bem e tem valor. PO idoso com
demência tem dificuldade para interpretar o que estásentindo e, portanto, para
comunicar tal fato. É importante que ocuidador esteja atento para identificar
situações como sede, fome,frio, calor, dor etc. No caso do idoso com demência:
evite falar muito e rápido; dê or-dens simples e faça perguntas cujas respostas
sejam “sim” ou“não”. Ao entardecer, prefira atividades calmas e relaxantes.
Evitesituações de conflito e mude o foco do assunto quando umasituação como
essa ocorrer.
10.
Conhecendo o idoso10A comunicação com o idoso A comunicação
eficaz se inicia com a disposição do cuidador emsaber ouvir e respeitar os
desejos do idoso. Devemos lembrar quea comunicação não ocorre só por meio da
palavra falada ou escrita,mas também por todos os sinais que transmitimos em
nossas ex-pressões faciais, nossa postura corporal, nosso tom de voz,
nossacapacidade e jeito de tocar, entre outras.Tudo isso é comunicação!!! A pessoa
com dificuldade de se comunicar por meio da palavra,pode apresentar um aumento
do sentimento de desamparo e perdada autonomia. Essa situação exigirá do
cuidador mais atenção e per-cepção do idoso sob seus cuidados. PDicas para
melhorar a comunicação com o idoso: PUse frases
curtas e fale devagar. PSeja objetivo nessas frases. PProcure um
ambiente com poucos ruídos. PFale de frente para o idoso,
olhe-o nos olhos. PNão se vire ou se afaste enquanto
fala. PDê tempo para
ele responder às perguntas feitas e não o interrom-pa no meio das frases. PChame-o pelo
nome. Não infantilize o idoso chamando-o, porexemplo, de “tiozinho” ou “vovô”.
Lembre-se de sorrir: na nossa cultura, o sorriso tem conotação de“quero paz”,
“não vou brigar”.Importante! A ausência de fala não significa impossibilidade
de comunicação. Useplacas ou cartazes com frases usuais prontas (exemplos:
estou com sede,com calor, com fome etc.) ou figuras ( frutas, vaso sanitário
etc.).
11.
Conhecendo o idoso11A importância do toque A necessidade de
contato tátil está presente em todas as pes-soas desde o nascimento. Esta
necessidade é intensificada du-rante episódios de estresse elevado. Quando
utilizamos o toquena comunicação, geralmente estamos transmitindo
compreensão,apoio, calor, preocupação e proximidade ao idoso. Usando o toque de
uma forma expressiva, genuína e sincera, ocuidador poderá transmitir claramente
o apoio prestado, além de fa-cilitar a comunicação com o idoso. É bom haver
toque quando o idoso: P se sente sozinho; P está com dor; P apresenta a
auto-estima e a auto-imagem diminuídas; P está triste e
deprimido; P Se o idoso está confusoPestá com a
consciência diminuída.Algumas situações nas quais é necessário cuidado ao tocar
o idoso: PA pessoa com
paranóia ou alteração metabólica, por exem-plo, pode entender o toque de
maneira diferente, comoagressão ou sedução. Se tem deficiência visual Como não
vê a aproximação, pode se assustar com o contato.É preciso avisá-lo antes.
Quando tocamos alguém, estamos invadindo seu espaço pessoal.Por isso, é importante
ficar atento aos sinais não-verbais que de-monstram consentimento ou não do
idoso em relação a essa invasão,como sua expressão facial, rigidez muscular,
direção do olhar etc..
12.
Conhecendo o idoso12Doenças mais comuns Uma série de doenças
entre os idosos exigem atendimento rápido.Muitas doenças podem não se
apresentar de forma clara, caso deinfecções como pneumonia e infecção urinária,
que podem ocorrersem sintoma de febre.Doenças FatoresDiabetesObesidade,
sedentarismo,casos na família.Osteoporose (enfraquecimentodos ossos)Fumo,
sedentarismo, dietapobre em cálcio. Na mulher, orisco é sete vezes
maior.Osteoartrose(desgaste das articulações)Obesidade, traumatismo,casos na
família.InfecçãoUrináriaRetenção urináriano homem. Na mulher,incontinência
urinária.PneumoniaGripe, enfisema ebronquite anteriores. Alcoolismoe
imobilização na cama.Enfisema eBronquite CrônicaFumo, casos na família,poluição
ambiental excessiva.Infarto, Angina,Insuficiência CardíacaPouca atividade
física (sedentarismo),fumo, diabetes, alta taxa de gordura nosangue
(colesterol) e obesidade (gordura).Pressão Alta (Hipertensão)Obesidade,
sedentarismo eexcesso de estresse.DerramesPressão alta, fumo,
sedentarismo,obesidade e colesterol elevado.Doenças mais comuns o que o
cuidador deve saber
13.
Conhecendo o idoso13Alerta: Diminuição na aceitação de
alimentação e confusãomental que se inicia de forma súbita podem ser sinais
deinfecção, mesmo com ausência de febre.Sintomas PrevençãoMuita sede e aumento
dovolume da urina.Controlar o peso e a taxa deaçúcar no sangue.Não há sintomas.
Emgeral, é descoberta pelascomplicações (fraturas).Atividade física, não
fumar,comer alimentos ricos emcálcio (leite, queijo, coalhada).Dores nas juntas
desustentação (joelho,tornozelo, coluna).Controlar peso epraticar atividadefísica
adequada.Ardor ao urinar e vontadefrequente de urinar.É preciso tratar a
infecção ea sua causa.Febre, dor ao expirar,tosse produtiva.Atividade física,
mudança de posicionamentono leito, boa alimentação e hidratação,vacinação
contra gripe e pneumonia.Tosse, falta de are escarro.Parar de fumar, manter
acasa ventilada e aberta ao sol.Falta de ar, dor no peito,inchaço,
palpitação.Atividade física, não fumare controlar peso,colesterol e
diabetes.Cansaço, palpitações,dores na cabeça(principalmente na nuca).Redução
do sal e gorduras na alimentação,hábitos de alimentação saudável: consumomaior
de fibras (frutas e verduras), carnesmagras em geral. Evitar frituras.Tontura,
desmaio,paralisia súbita.Atividade física, não fumar, controlar
pressãoarterial, peso e colesterol.
14.
Conhecendo o idoso14Emergência Tenha sempre à mão um telefone e
os contatos para localizar fa-miliares, médicos e serviços de saúde para
pedidos de ajuda.Emergências em casa Emergência é uma situação grave (piora
súbita da saúde ouum acidente, por exemplo) que requer uma ação imediata
parapreservar a vida da pessoa. Após o primeiro atendimento, procureajuda da
equipe de saúde.Situação O que fazerQuedaEm caso de queda, observe se existe
algumadeformidade, dor intensa ou incapacidadede movimentação - situações que
sugeremocorrência de fratura. Se há fratura, nãomovimente a pessoa cuidada e
chame o serviçode emergência rapidamente.Convulsãoou AtaqueEpiléticoDurante a
crise convulsiva, apoie a cabeça dapessoa e gire para o lado evitando que a salivaseja
aspirada e chegue aos pulmões. Afastemóveis e objetos para evitar que a pessoa
semachuque durante a convulsão. Ao final da crise,tranquilize a pessoa, pois
ela acorda confusa,desorientada, sentindo dores pelo corpo e semsaber o que
aconteceu.Samu 192 Bombeiros 193
15.
Conhecendo o idoso15Vômito Se a pessoa acamada estiver
vomitando, vire-ade lado para evitar que o vômito seja aspirado echegue aos
pulmões. Vômitos frequentes causamdesidratação: neste caso, procure ajuda da
equipede saúde imediatamente.DesmaioEnquanto a pessoa estiver inconsciente,
nãoofereça líquidos ou alimentos pois ela podeengasgar. Verifique se a pessoa
apresentaferimentos ou fraturas. Se não houver ferimentosou fraturas, peça
ajuda para levantá-la e colocá-la na cama. Mantenha a pessoa deitada, com
acabeça no mesmo nível do corpo.SangramentoEm caso de sangramento externo,
procureidentificar a origem para estancá-lo, apertandoo local com as mãos. Para
evitar contaminação,proteja essa região do corpo com pano limpo.Para diminuir o
sangramento, utilize compressa comgelo ou água gelada, mantendo o local
elevado.O sangramento interno pode ser percebido pelasaída de sangue pela boca,
nariz, fezes, urina,vagina ou pênis, devendo sempre ser avaliadopela equipe de
saúde.ConfusãomentalNa confusão mental, a pessoa fica agitada,
irritada,desorientada, fala coisas sem sentido, não sabeonde está, parece ativa
num momento e logoa seguir pode estar sonolenta e com a atençãoprejudicada.
Nestes casos, a pessoa deverá seravaliada pela equipe de saúde rapidamente.
16.
16“[...] Preciso aprender que tenho queprimeiro cuidar de mim
antes de desejarser o anjo da guarda de alguém”.Kamylla CavalcantiCuidar
17.
Cuidar17O cuidador da pessoa idosaCuidar é uma capacidade
inatado ser humano e faz parte de muitosmomentos de nossas vidas. Durante o
período de adoecimento, este papel precisa ser assu-mido por alguém mais
próximo, que possa dar suporte e atender àsnecessidades da pessoa a ser
cuidada, tendo em vista a melhoria dasua saúde e de qualidade de vida. Todo ser
humano tem a necessidade de ser cuidado e a capaci-dade de cuidar do outro.
Basta se preparar, buscar ajuda para isso,aprender a conhecer bem aquele que
está cuidando e o principal:conhecer a si próprio. Para ajudar o outro devemos
ter consciênciade nossos limites e potencialidades. Participar da recuperação
de uma pessoa doente requer atitudescomo empatia, respeito, atenção,
envolvimento, disponibilidade paratroca de afetos e tolerância. Ser ativo neste
papel de cuidador signifi-ca compreender o outro e aprender com o dia-a-dia. PExistem duas
categorias de cuidador: Cuidador informal PÉ o membro
familiar, amigo ou vizinho, escolhido entre os fami-liares para cuidar da
pessoa idosa como voluntário, sem rece-ber pagamento. Cuidador formal É o
profissional, que recebeu um treinamento específico para afunção e exerce a
atividade mediante uma remuneração, man-tendo vínculos contratuais.
18.
Cuidar181. PQualidades necessárias Boa saúde PO cuidador deve
ter boa saúde para poder ajudar e apoiar oidoso em suas atividades diárias. Também
deve ter condiçõesde avaliar e tomar decisões em situações de emergência
quenecessitem de iniciativas e ações rápidas. PCompreensão
Deve ter capacidade de compreender os momentos difíceis quea família e a pessoa
idosa podem estar passando por causa dadiminuição da capacidade física e mental
do idoso. Capacidade de observação PO cuidador deve
ficar atento às alterações físicas e emocio-nais da pessoa idosa que podem
representar sintomas dealguma doença. Qualidades éticas e morais ResponsabilidadePO cuidador
precisa tratar com respeito a pessoa idosa e sua famí-lia. Deve respeitar a
intimidade, a organização e crenças da famí-lia, evitar interferências e,
sobretudo, exercer a ética profissional. PLembrar sempre
que a família, ao entregar aos seus cuidadosa pessoa idosa, está lhe confiando
uma tarefa que, nesse mo-mento, está impossibilitada de realizar, mas que
espera sejadesempenhada com todo o carinho e dedicação. Como emqualquer
trabalho, a pontualidade, assiduidade e o compromis-so contratual devem ser
respeitados. Motivação Para exercer bem qualquer atividade, é necessário gostar
doque faz. É importante que o cuidador tenha empatia por pesso-as idosas,
entendendo que nem sempre vai ter uma respostapositiva pelos seus esforços, mas
terá a alegria e a satisfaçãodo dever cumprido.
19.
PCuidar19 Bom senso e apresentação
O cuidador, como qualquer trabalhador, deve se vestir adequa-damente, sem jóias
e enfeites que possam machucar a pessoaidosa. O cabelo dever estar penteado e,
ser for longo, preso. Asunhas devem estar cortadas e limpas. O cuidador não
deve usarmaquiagem forte. Deve dar preferência ao uso de uniforme.2. Quando o
cuidado à pessoa idosa é exercido no hospital PO que ajuda? PInformar-se
sobre a rotina hospitalar, conhecendo as funções eos limites, visando a
co-participação no atendimento à pessoaidosa durante sua permanência no
hospital. PTomar
conhecimento e respeitar o regulamento do hospital, man-tendo um bom
relacionamento com a equipe de saúde. Demonstrar interesse em aprender a
cuidarda pessoa idosa de acordo com as suaspossibilidades, para atender as
neces-sidades do paciente após a volta aodomicílio, evitando a reinternação. PO que
dificulta? Dar informações incorre-tas
ou omitir dados sobreendereço, estrutura fami-liar, situação habitacionalou
financeira.PNão transmitir
à equipe desaúde informações sobremudanças na pessoa idosaou na família que
possamcomprometer a sua saúde.
20.
20CuidarCuidando do cuidador O cuidador também vivencia muitos
sentimentos quando está nes-te papel e pode desenvolver estresse se não
aprender a lidar comsentimentos como impotência, intolerância, irritabilidade e
culpa. É importante reconhecer seus limites físicos e emocionais, bus-cando a
colaboração de outras pessoas com quem possa dividiresta responsabilidade. PDicas: PO cuidador não
pode ser insubstituível. PEle deve aprender a organizar seu
tempo para não abrir mãode seu auto-cuidado, lazer e relações interpessoais,
fato muitocomum. PDeve buscar ajuda profissional e
aprendizado sempre. É preciso estar bem para ser um bom cuidador!Procure
ajudaprofissional, dosfamiliares, dos amigos.Ninguém precisa ficar sónesta
situação.Está na hora de prestar atenção em você quando:- Ficar sobrecarregado-
Não tiver controle dos próprios sentimentos- Adoecer física ou emocionalmente
21.
Os cuidados
22.
Os cuidados22 É de fundamental importância que o cuidador avalie
o grau de de-pendência do idoso em relação à higiene pessoal e cuidados com
ovestuário, levando-se em conta o seu conforto e segurança. PO cuidador deve
auxiliar e fazer pelo idoso apenas o necessário,estimulando ao máximo a sua
participação.Higiene oralFinalidade: PPrevenir
infecções e cáries PEliminar restos de alimentos e
microorganismos PEstimular a circulação do sangue PEvitar mau
hálito PProporcionar
limpeza e confortoDeve ser realizada sempre, tenha o idosodentes naturais ou
não e mesmo que elenão se alimente por via oral (uso de sonda)Quando realizar PAo acordar pela
manhã PApós as
refeições PAntes de
dormirMateriais necessários Ptoalha de rosto Pcreme dental ou
solução antisséptica fio dental
23.
POs cuidados23 Pescova dental
em bom estado ou espátula tipo “palito de sorvete”envolta em gaze Pcopo com água Precipiente para
desprezar a água suja Plubrificante para os lábios
(manteiga de cacau, vaselina líquidaou batom) Pescovinha de
unhas sem uso anterior (para limpeza de prótesesou coroa)Observar durante o
procedimento: PIntegridade, cor e sensibilidade
da mucosa oral, dentes, línguae lábios, presença ou não de mau hálito e
adaptação da prótese(se houver).Como realizar a higiene oral: PPosicionar o
idoso adequadamente: sentado em 45 graus, ou dei-tado com a cabeça de lado; PRealizar a
escovação dos dentes com movimentos firmes de var-redura no sentido
longitudinal, massageando a gengiva e limpan-do os dentes (arcada superior e
inferior). Não esquecer de limpare massagear a língua e a mucosa oral; PEnxaguar a boca
com água limpa quantas vezes for necessário; PRealizar a
limpeza com fio dental nos espaços interdentais, ondea escova não promove
limpeza eficiente; PLubrificar os lábios ao término
do procedimento.Cuidados com próteses: É preciso dar maior atenção para a
higiene oral nos idosos que usamprótese dentária. A prótese deve ser retirada
depois de cada refeição,higienizada fora da boca e recolocada após limpeza da
cavidade oral;
24.
POs cuidados24 PCom o
envelhecimento, ocorre perda da elasticidade da mucosae diminuição do fluxo
salivar, dificultando assim a adaptação depróteses dentárias. Quando mal
adaptadas, as próteses podemprovocar lesões graves; PQuando não
estiverem em uso, as próteses deverão ser coloca-das em solução antisséptica e,
após higienização, guardadas emlocal seguro, em recipiente com tampa e água
limpa; PAlguns idosos
não devem usar a prótese durante o dia todo porcausa do risco de a engolir.
Neste caso, é recomendado colocá-lasomente no momento da refeição; Antes de
serem utilizadas, as próteses devem ser higienizadas eoferecidas molhadas ao
paciente para melhor adaptação.Sempre lave as mãos antes de qualquer
procedimento com o paciente
25.
POs cuidados25Higiene
corporalFinalidade: PPromover a limpeza do corpo,
proporcionar sensação refrescan-te, boa aparência, estimular as glândulas
sudoríparas (através daabertura dos poros), remover odores, eliminar
microorganismosnocivos e assim prevenir o aparecimento de lesões ou
complica-ções de algumas enfermidades.Quando realizar? PO banho deve
ser diário, a higiene íntima e das mãos deve serfeita sempre que necessário,
principalmente após as eliminaçõesfisiológicas ou após a troca de fraldas PEscolher os
horários mais quentes do dia para o banho, respeitan-do a preferência do
idoso.Atenção! PNo processo de envelhecimento, a
pele torna-se mais sensívele ressecada. São necessários cuidados especiais
como: utilizarsabonete neutro que deve ser complemente removido da peleno
enxágue; fazer movimentos suaves e secar todo o corpo comatenção especial para
as áreas com dobras, como a região dasmamas, axilas e entre os dedos PSecar bem os
cabelos, usando o secador quando necessário. Observar o estado geral do idoso,
comunicando aos familiares oumédico responsável qualquer
anormalidade.Observar:- Pele: cor, textura, sensibilidade, temperatura,
hidratação epresença de lesões;- Estado de limpeza, lesões ou alterações do
corpo, couro cabe-ludo e unhas;- Presença de parasitas na pele ou no couro
cabeludo;- Comprimento das unhas, cabelo e pelos.
26.
POs cuidados26Hora do banho:
chuveiro ou leito? O cuidador deverá optar sempre pelo banho de chuveiro
deixandoo banho de leito apenas para as ocasiões em que o idoso
estejaimpossibilitado de sair da cama. Banho de chuveiro:- Dar muita atenção à
locomoção do idoso ao banheiro. Às vezes,podem ser necessárias algumas
adaptações ambientais paraprevenir quedas e acidentes no percurso ou durante o
banho.- Havendo dificuldade de mobilidade, usar uma cadeira paraapoio durante o
banho.- PSe o idoso
ficar muito tempo deitado, é importante deixá-lo sen-tado por alguns minutos
antes de levá-lo ao banheiro.Banho de leito: Explicar ao idoso o procedimento
que será realizado. Antes deiniciar, oferecer-lhe a comadre ou papagaio para
que possa fa-zer suas necessidades fisiológicas, quando controladas. P Preparar o
seguinte material: - Jarro e bacia com água em temperatura adequada - Balde -
Sabonete - Xampu e condicionador - Toalhas - Saco plástico- Bucha e pano macio
para ensaboar e retirar o sabão, respecti-vamente - Luva de procedimento para o
cuidador - Forro de plástico e de pano para proteger a cama - Hidratantes para
a massagem de conforto - Pente ou escova de cabelo. - Roupas de cama, íntima e
camisola ou pijama limpos - Fralda, se necessário.
27.
Os cuidados27Procedimento:1. Cobrir a cama com o forro de
plástico para proteção do colchão.2. Despir o idoso, sem expô-lo, cobrindo-o
com um lençol.3. Iniciar a higiene dos cabelos e couro cabeludo com auxílio da
bacia.4. Realizar a limpeza dos olhos e face, delicadamente.5. Em seguida,
molhar a bucha, ensaboá-la e iniciar o banho, sem-pre do sentido da cabeça para
os pés, com movimentos firmes,enxaguando o corpo e secando por partes.6. Para a
higiene íntima, colocar uma comadre sob as nádegas,ensaboar a região genital no
sentido da púbis para o ânus e jo-gar água com o jarro para enxaguá-la. Secar
cuidadosamente aregião e aparar os pelos, se necessário. Se o idoso realizar
suahigiene íntima, lavar suas mãos ao término do procedimento.7. Virar o idoso
de lado, empurrando a roupa suja para o centroda cama. Secar o colchão e trocar
as roupas de cama inician-do por este lado, depois virar o idoso para o lado já
limpo earrumar o lado oposto.8. Massagear todo o corpo com loção hidratante
usando movi-mentos longos e suaves, seguidos de movimentos circulares.9. Vestir
o idoso, penteá-lo e posicioná-lo confortavelmente.10. Antes de fazer a barba
em idosos do sexo masculino, é necessá-rio amaciar os pelos com pano úmido e
quente por pelo menosum minuto. Ensaboar com creme de barbear e fazer a
barba,sempre obedecendo o sentido de crescimento dos fios. Ao térmi-no, secar o
rosto e aplicar loção após barba. Esta sequência auxilia o cuidador na realização
do banho deleito e deve ser adequada às condições do idoso, do ambiente e
domaterial disponível.
28.
Os cuidados28 Cuidados com as mãos e pés1. Após o banho, deixar
as unhas de molho em água bicarbonatadaou com sabão por 10 minutos para
amolecê-las (com o envelhe-cimento, as unhas tornam-se endurecidas, espessas e
quebradi-ças). Este procedimento facilitará o corte, em linha reta não
muitorente, evitando o aparecimento de unhas encravadas e feridascom posterior
inflamação e infecção.2. Lixar após o corte, enxaguar e secar entre os dedos.3.
Evitar tirar cutículas, pois um simples ferimento pode ocasionarinfecções
graves.Cuidados simples para evitar complicações com os pés: Os pés são
fundamentais para a independência do idoso e mere-cem uma atenção especial. O
cuidador deverá estar atento à tem-peratura, estado da pele, sensibilidade,
circulação, joanetes, calos,micoses, edemas, lesões etc.1. Secar cuidadosamente
os pés, especialmente entre os dedos. Evi-tar esfregar.2. Realizar movimentos
de rotação e extensão, estimulando a circu-lação e prevenindo atrofias
musculares.3. Usar calçados bem adaptados. Não usar sapatos apertados oucom
saltos muito altos, evitando a formação de calos e lesões.4. Quando a
temperatura estiver fria, usar meias limpas e folgadas,sem furos ou remendos
com costuras.5. Não cortar nem puxar calos ou calosidades, evitando
infecções,que podem ser graves.6. Usar protetores de calcâneo se observar a
presença de hipe-remia (pele avermelhada), evitando assim o aparecimento
deúlceras por pressão.
29.
29Alimentação
30.
30AlimentaçãoA importância da alimentação adequada A energia, as
proteínas, vitaminas e minerais que precisamos paramanter a saúde física e
mental estão nos alimentos, não nas farmá-cias. Cuide bem das refeições do
idoso, faça com que coma na horacerta, prestando atenção na qualidade e
quantidade. Alimentar-sebem é a melhor maneira de combater a desnutrição, a
obesidade eprevenir outras doenças. PNenhum alimento
sozinho contém todos os nutrientes necessáriosao organismo. Por isso devemos
ter uma alimentação variada. Cadaalimento possui nutrientes em diferentes
quantidades e cada nutrien-te exerce uma função específica no organismo. PProteínas:
constroem e conservam o organismo. São chamadasde construtores como os tijolos
de uma casa; PGorduras: além de fornecer
energia para o corpo, ajudam no trans-porte das vitaminas A, D, E e K através
do organismo; PCarboidratos: fornecem energia
para o corpo; por essa razão, sãochamados também de energéticos; PVitaminas e
Sais Minerais: são chamados reguladores, pois aju-dam no bom funcionamento do
organismo, como uma chave defenda que ajuda na regulação das engrenagens de uma
máquina; PÁgua: hidrata o
organismo e transporta nutrientes; Fibras: auxiliam o bom funcionamento
intestinal e a prevenção etratamento do colesterol elevado. “Energia vazia”:
são alimentos que não contêm proteínas, vitami-nas ou minerais, somente a
energia proveniente do açúcar. Substituabalas, refrigerantes, refrescos
industrializados, açúcar comum, gela-tina artificial etc. por alimentos mais
equilibrados.Uma maneira prática de selecionar corretamente os alimentose
equilibrar a alimentação é utilizar a Pirâmide Alimentar.
31.
31AlimentaçãoRecomendação diária de alimentos:Suplemento de
cálcio Vitamina D,Vitamina B6 e B12, Fólico, Vitamina E,Vitamina C e ZincoPães,
cereaisfortificados,arroz e grupodas massas:6 a 11 porçõesÁgua: 8 copos ou
maisGordura, óleos e doces:consumir com moderaçãoLeite, iogurte egrupo de
queijos:2 a 3 porçõesGrupo dosvegetais:3 a 5porçõesGrupo dasfrutas:2 a 4 porçõesCarne,
aves, peixe,grãos, ovos egrupo de castanhas:2 a 3 porçõesPirâmide alimentar
recomendada a idosos= açúcares (acrescentados)= provável necessidade para
suplementação= gordura (naturalmente presente e adicionada)= fibra (deve estar
presente)
32.
P32AlimentaçãoCuidados na
alimentação PPara manter o
funcionamento do intestino é importante que o cui-dador ofereça ao idoso
alimentos ricos em fibras como as frutas ehortaliças cruas, leguminosas,
cereais integrais como arroz inte-gral, aveia, trigo para quibe etc. Substituir
o pão branco por pão in-tegral e escolher massa com farinha integral.
Acrescentar legumese verduras no recheio de sanduíches e tortas e nas sopas. É
importante o consumo diário de carnes e leguminosas, pois es-ses alimentos são
ricos em ferro. O ferro dos alimentos é melhorabsorvido pelo corpo quando
ingerido com alimentos ricos em vPi-tamina C,
como laranja, limão, abacaxi e outros, em sua formanatural ou em sucos. PO consumo de
açúcar e gordura deve ser moderado pois o exces-so pode causar aumento de peso,
obesidade, doenças cardiovas-culares e diabetes. PO sódio é
essencial para o funcionamento do corpo, mas o excessopode levar ao aumento da
pressão do sangue (hipertensão). Reduzao consumo de sal (cloreto de sódio).
Tire o saleiro da mesa. Evitetemperos prontos, alimentos enlatados, carnes
salgadas e embutidoscomo salsicha, presunto, linguiça etc.. Todos eles têm
muito sal. POfereça à
pessoa cuidada, de preferência nos intervalos dasrefeições, 6 a 8 copos de
líquidos por dia: água, leite, chá ousucos de frutas. Caso o idoso possa mastigar normalmente, não
há razão para modifi-car a consistência dos alimentos. No caso da ausência
parcial ou totalde dentes e uso de prótese, os alimentos poderão ser picados,
des-PÉ importante
que a refeição seja de fácil digestão e que apresentecor, sabor, aroma e
textura agradáveis aos órgãos dos sentidos.Varie frequentemente os temperos e o
modo de preparo dos ali-mentos. Use à vontade temperos naturais (alho, cebola e
ervascomo manjericão, coentro, salsa, cebolinha, orégano etc.).
33.
P33Alimentaçãofiados, moídos,
ralados, amassados ou batidos no liquidificador. Casohaja dificuldade para
engolir, procure oferecer alimentos cozidos. PO idoso que
ainda conserva a independência para se alimentarsozinho deve continuar a receber
estímulos para fazê-lo. PCaso o tempo de refeição seja
maior que 30 minutos, o cuidadordeve deixar o idoso comer sozinho por 15
minutos e nos outros 15minutos deverá auxiliá-lo.Nem sempre alimentar o idoso é
tarefa fácil!O que facilita PHorários regulares; PAmbiente
tranquilo; PMuita calma e
paciência no momento da alimentação; PO idoso deve
estar sentado confortavelmente para receber a ali-mentação; PA altura do
prato deve ser adequada para que o idoso possa sealimentar sozinho. O local
onde fica o prato pode ser elevado, porexemplo, com o auxílio de livros; PPara diminuir a
sujeira do ambiente durante a alimentação, o chãopode ser forrado com plástico
ou jornal; PUso de bicos
adaptadores para copos, talheres adaptados e ou-tros acessórios são indicados
em casos específicos e sob a orien-tação de profissionais.Atenção: PAo alimentar a
pessoa acamada, coloque-a na posição mais sen-tada possível com a ajuda de
almofadas e travesseiros; Jamais ofereça água ou alimentos quando o idoso
estiver deitado,sonolento ou engasgado.Sinais de engasgo: tosse ou espirro ao
engolir.
34.
34AlimentaçãoOrientações alimentares para aliviaralguns sintomas
1. Disfagia (dificuldade para deglutir) PA disfagia pode
causar desnutrição, desidratação ou o alimen-to pode “ir para o pulmão” e
causar uma pneumonia. Qualquerdessas consequências é muito prejudicial ao idoso
e o médico ouprofissional da saúde que o acompanha deverá ser avisado.Sinais de
disfagia: Ptosse, engasgo
ou pigarro constantes durante as refeições; Pcansaço durante
ou logo após as refeições; Pbaixa aceitação da dieta ou
líquido; P Oferecer
líquidos espessados e em pequenas porções nos in-tervalos das refeições e
durante o dia todo;P Oferecer ao idoso refeições
menores e mais vezes ao dia (7 a8 vezes), observando a aceitação;Ptempo
prolongado de refeição (mais de 30 minutos).Cuidados: PEvitar
alimentos de consistência dura e seca (pão, bolachas,torradas e farofas). Esses
alimentos poderão ser oferecidosumedecidos em algum outro alimento, como o
leite; POptar por
alimentos leves e macios, dietas líquidas engrossa-das e dietas pastosas; O
idoso deve ser alimentado sem pressa e deve deglutir o alimen-to que está na
boca antes de receber mais. Para ter certeza queele engoliu, é necessário
observar se o “gogó” subiu e desceu –não basta observar apenas que não haja
alimento na boca;
35.
P35Alimentação PO cuidador deve
controlar o volume ingerido, ofertando talheresmenores para colocar pequena
quantidade de alimento na boca; PPara idosos que
ficam com resíduos na boca, peça para que eledegluta novamente antes de ofertar
mais alimento. Dê uma colhervazia (sem alimento) para estimular mais uma
deglutição ou umpequeno volume de líquido para ajudar a deglutir o resíduo.
Depois de cada refeição, é importante fazer a higiene oral eretirar resíduos de
alimentos que possam ter ficado na boca ecausar engasgo posterior.2. P Oferecer
refeições menores e mais fracionadas (7 a 8 por dia);PNáuseas e
vômitos: POferecer
líquidos entre as refeições (2 a 3 litros/dia); PEvitar alimentos
em temperaturas quentes, pois liberam odo-res que podem agravar as náuseas; POferecer
alimentos mais secos e com temperaturas mais frias(melhor aceitação); POrientar o
idoso para mastigar os alimentos lentamente; PManter o idoso
em posição sentadadurante a alimentação e evitar quese deite logo depois; Optar
por alimentos de fácil diges-tão, restringindo doces e gorduras,alimentos
ácidos, picantes, muitosalgados etemperados.
36.
P36AlimentaçãoRegras básicas de
higiene alimentarAo comprar os alimentos: PLeia sempre o
rótulo que indica a composição do alimento e a datade validade; PObserve sempre
se o alimento está em boas condições; PSomente compre
carnes que tenham sido submetidas à inspeçãoda ANVISA. Use somente leite e
produtos lácteos pasteurizados; PCuidado com
alimentos moídos e fatiados, especialmente carne,queijos e frios em geral.
Esses alimentos podem estar contamina-dos e causar doenças. Faça você mesmo
esses procedimentos,com utensílios devidamente limpos e no momento do
consumo.Ao preparar os alimentos: PLave bem bem as
mãos antes de cada troca de tarefa e mantenhaunhas aparadas e limpas; PNão prove os
alimentos com talheres que serão devolvidos à panela; PNão fale,
espirre, tussa, fume ou assobie sobre os alimentos;. PPrenda sempre
os cabelos; P Desfolhar as
verduras, folha por folha, retirando as partes estraga-das e danificadas;P Mantenha o
ambiente limpo.Procedimento para desinfecção de vegetais, legumes e frutas:PNunca manipule
alimentos com ferimentos expostos: use sempreum curativo; PLavar as folhas,
frutas e legumes um a um, em água potável; PDesinfetar,
imergindo durante 15 minutos, em solução clorada: paracada litro de água,
colocar uma colher de sopa de água sanitária; Enxaguar imergindo em água
potável. Para os alimentos folhosos,a sugestão é imergir ePm vinagre por
no mínimo 5 minutos; Escorrer a água.
37.
Eliminações
38.
38EliminaçõesEliminações intestinais PAs eliminações
intestinais de cada indivíduo estão diretamente re-lacionadas aos seus hábitos
de vida, especialmente à alimentação eingestão de líquidos.Fatores que
interferem na eliminação intestinal: Ptipo de
alimentação; Pingestão de líquidos; Phorário das
refeições; Ppouca atividade
física; P uso de
medicamentos;Pambiente: tipo de banheiro,
viagens; Ptensão
emocional; falta de privacidade.Queixas mais comuns:1. Obstipação ou
constipação intestinal: Ocorre quando a pessoa evacua em intervalos maiores do
queaqueles a que está acostumada; presença de fezes endurecidas,grande esforço
para evacuar e sensação de evacuação incompleta.2. Diarréia Ocorre quando a
pessoa evacua várias vezes ao dia em períodoscurtos, com predomínio de fezes
amolecidas. Neste caso, há riscode desidratação e necessidade de
hospitalização: portanto, o ser-viço de saúde deve ser procurado
imediatamente.3. Incontinência fecal: Com o envelhecimento, o esfíncter anal
pode estar com sua forçacomprometida e não haver controle da evacuação; ou
seja, a pes-soa elimina fezes sem perceber.
39.
P39EliminaçõesDicas importantes PAvaliar os
alimentos que o paciente come ou tem preferência noseu dia-a-dia. Dentro do
possível, sugerir outros alimentos ou re-forçar aqueles que estão adequados. PNa ausência de
dentes, os alimentos deverão estar mais cozidose cortados em pequenos pedaços. PPara os casos
de constipação intestinal (“intestino preso”), ofere-cer alimentação rica em
fibras como as frutas (com casca e baga-ço); verduras de folhas e hortaliças
cruas e farelos de cereais. PNos casos de diarréia, oferecer
alimentos cozidos e aumentar aoferta de água. POferecer chás,
água, sucos (que não promovam a formação degases). Oferecer de 100 a 200 ml a
cada hora. Diminuir a ingestãode líquidos cerca de 3 horas antes de dormir. PPadronizar o
horário para evacuação. Sugerir após as refeições. Estimular a mobilidade
intestinal: A massagem abdominal, feita da direita para a esquerda, com amão
espalmada e após 30 minutos das refeições, pode contribuirpara a estimulação
dos movimentos intestinais. Pode ser feita como idoso sentado no vaso. Se o
idoso estiver acamado, fazer a mas-sagem em posição lateral esquerda.
40.
40EliminaçõesIncontinência urináriaO que é? É a perda
involuntária de urina, que pode ocasionar problemasde pele, infecção, vergonha,
isolamento, medo e insegurança parao paciente. PA incontinência
urinária não é uma decorrência natural do enve-lhecimento. A falta ou controle
inadequado da micção do idoso deverser relatada ao médico.Cabe ao cuidador
observar para informar ao médico: Características da incontinência: - Ocorre
diariamente ou só de vez em quando? - Acontece apenas quando tosse, espirra ou
aperta a barriga? - A urina sai para valer ou fica pingando na roupa? - POcorre apenas
de dia, só à noite ou dia e noite? PFrequência e
volume urinário PAspecto da urina: cor e odor PSensação de
esvaziamento incompleto da bexiga PArdor ou dor ao
urinar Frequência de troca de fraldasNunca diminua a ingestão de líquidospara
que o idoso urine menos.Esta atitude pode causar desidratação!
41.
P41EliminaçõesDicas importantes PAcomode o idoso
em um quarto mais próximo do banheiro. Emalguns casos, o ideal é deixar
recipientes chamados papagaio oucomadre junto à cama. PDeixe a luz do
banheiro acesa durante a noite. PSinalize bem a
porta do banheiro com palavras grandes e chama-tivas ou use a figura do vaso
sanitário. PFacilite o uso
do vaso sanitário com assentos altos e barras deapoio lateral. PProcure vestir
o idoso com roupas fáceis de serem retiradas ouabertas. O velcro é uma ótima
opção, no lugar do zíper ou botões. PDurante o dia,
leve a pessoa idosa ao banheiro em intervalosregulares. Abra a torneira da pia
para estimular a micção como ruído. Mantenha o ambiente calmo e evite outras
pessoas norecinto (que poderiam inibi-la).
As trocas as fraldas deverãoser regulares. Nunca deixe fral-das molhadas
no corpo por mui-to tempo, evitando assaduras eferidas na pele. É
fundamentaluma boa higiene com uso deágua e sabonete, eliminando re-síduos de
fezes e urina.PNo caso de o idoso não conseguir
ir ao banheiro para urinar por di-versos problemas ou quando a incontinência é
mais severa, o uso defralda geriátrica é indicado durante o dia e à noite. É
preciso explicaros benefícios desta opção para que o idoso aceite e se sinta
bem.
42.
Outros temas importantes
43.
43Outros temas importantesPrevenção de úlceras por pressãoO que
são? Conhecidas também como escaras, as úlceras por pressão sãoferidas causadas
pela diminuição da circulação do sangue em deter-minados locais devido a
pressões demoradas (ficar muito tempo emuma mesma posição) ou pela fricção de
determinada região da pelecontra uma saliência óssea. A maioria das úlceras por
pressão localiza-se sobP Atrito da pele com migalhas ou
objetos no leito ou cadeira / poltronas;Pre os ossos
sa-lientes, que pressionam os tecidos macios da pessoa contra umasuperfície
como a cama, por exemplo.O que favorece o aparecimento de úlceras por pressão? PAtrito da pele
com fitas adesivas como o esparadrapo; PCamas e
cadeiras duras; PColocação de comadre de forma
inadequada e por longo tempo; PSujeira e umidade decorrentes de
suor, urina e fezes em contatodireto com a pele; Resíduos de agentes químicos
dos sabonete de banho e produtospara a lavagem de roupas.Alerta:Pele
avermelhada pode ser o início de uma úlcera por pressão!Neste caso, informe
rapidamente ao profissional de saúde.CalcanharesSacro CotovelosOmoplatasParte
posteriorda cabeça
44.
P Realizar mudança de posição a
cada 2 horas, no leito ou cadei-ra / poltrona;POutros temas
importantes44Ações importantes para prevenção de úlceras por pressão PDurante a
mudança de posição, o idoso não deve ser arrastadomas sim levantado, com
auxílio de forro ou lençol móvel; PRealizar
massagem nas regiões do corpo que estão mais sujeitasà pressão e aliviá-las com
a colocação de almofadas; P Remover completamente os
produtos químicos usados na lava-gem das roupas;P Manter leito e
cadeiras / poltronas limpos, confortáveis e sem miga-lhas ou outros objetos que
possam causar atrito com a pele;P Banho:
utilizar sabonete com pH neutro, removendo-o completa-mente durante o banho.
Enxugar cuidadosamente o idoso;P Utilizar fralda em paciente com
incontinência urinária, realizandotrocas e higienização sempre que necessário;PManter a pele
do idoso sempre limpa e seca, higienizando as zo-nas sujas com a frequência
adequada às necessidades do idoso; Cuidar da boa alimentação e hidratação do
paciente.Exercício respiratório O exercício respiratório previne complicações
pulmonares ao es-timular a eliminação de secreções. Pode ser feito com o idoso
aca-mado ou não e ajuda a melhorar a respiração e o bem-estar.1. Paciente
sentado ou deitado: colocar a mão na barriga e pedirpara inspirar, sentindo a
movimentação tranquila do abdômen.Soltar o ar (expirar) pela boca de forma
lenta.2. Inspirar levantando e expirar abaixando os braços estendidos.3.
Estimular o idoso a tossir e observar a cor da secreção, que deveser clara. Se
estiver com outra coloração, procurar um médico.4. Oferecer muito líquido ao
paciente.Sempre que possível, o cuidador deve estimular e auxiliar oidoso a
fazer caminhadas leves, alongamentos e passeios.
45.
45Outros temas importantesCuidados na movimentaçãodo idoso acamadoTransferências
da cama para a cadeira:Da cadeira de rodas para o carro: Com o idoso sentado,
abraçá-lo, levantá-lo com apoio do seu joe-lho, girar o corpo, sentá-lo e
arrumá-lo no carro.Alerta:Em toda a movimentação do idoso, o leito ou cadeira
de rodasdeverão estar travados para prevenir acidentes, em especial quedas.2.
Abraçados, levantá-lo devagar.4. Sentar devagar, dobrar as per-nas e não forçar
as costas.1. Sentar o idoso na beira dacama e pedir sua colaboração.3. Girar o
corpo juntos.
46.
Outros temas importantes46Facilitando as atividades do dia-a-dia
O envelhecimento dificulta a realização de algumas atividades, porisso é
importante estimular o idoso a continuar ativo, “antenado”. PAs atividades
devem ser simples, se necessário divididas em eta-pas. Inicie atividades junto
com o idoso e seja flexível para trocar deatividade. As atividades devem ter
significado para quem as realiza eproporcionar prazer e senso de realização
pessoal.Dicas importantes P Manter a rotina o mais estável
possível;PUsar adequadamente
óculos, prótese dentária e aparelho auditivosempre regulados e higienizados; PTer um plano de
atividades durante o dia para que o idoso durmabem à noite.Segurança e lazer PUtilizar
adaptações para aumentar as chaves (por exemplo, o ta-manho do chaveiro); P Iluminação
noturna: usar lâmpadas que acendem ao movimento;PTer chaves
extras fora de casa (na casa de parentes, por exemplo); PInterruptores
de luz de fácil acesso; P Controle da TV com botões e
sinais aumentados (universal);PAo sair de casa, levar cartão com
identificação, telefones úteis emedicações em uso; PBaralho jumbo,
com adaptação para segurar cartas; PDominó jumbo e
com cores contrastantes; PLupa para leitura (livros,
jornais e revistas); Participação em grupos sociais da terceira idade (igrejas,
asso-ciações etc.).
47.
P47Outros temas
importantesTelefone PPreferir os aparelhos sem fio; PCampainha mais
alta, com sinal luminoso ou vibratório; PUsar telefone
com controle de volume; PQuando houver dificuldade para
segurar, usar o viva voz oufone de ouvido; PTelefones com
discagem em uma tecla; PTelefones com números
maiores.Utilidades PUsar campainha ou sino para
comunicação dentro de casa; Manter os objetos mais utilizados numa altura Pentre o pescoço
e o quadril; PUsar relógio com mostrador
grande; PUsar calendário
e agenda; Aumentar o tamanho Utilizar
“pontes” entre asPdas torneiras; superfícies para
carregar pesos (cestos, carrinhos).
48.
Outros temas importantes48Estratégias para facilitar a
memorização Tanto o idoso quanto o cuidador, especialmente pelo estressedo
cuidado, podem apresentar perda momentânea de memória(esquecimentos). Situação: Chegar a algum lugar e não lembrar
o que foi fazer lá.PAlgumas ações podem estimular a
memória e prevenir estassituações. PO que fazer:
Prestar mais atenção no que está fazendo; repetirem voz alta o que for fazer.
Situação: Perder objetos pela casa. PO que fazer:
Guardar os objetos sempre no mesmo lugar; redu-zir o número de “esconderijos”;
se for algo de muita importân-cia, anotar em um caderno o local onde está
guardado; colocaretiquetas com os nomes/desenhos dos objetos guardados
emgavetas e caixas. PSituação: Esquecer de dar
recados. O que fazer: Deixar o bloco de anotações e caneta ao lado dotelefone.
Situação: Deixar a boca do fogão acesa; queimar panelas. O que fazer: PDesligar o
registro do gás enquanto não estiver cozi-nhando; usar marcador de tempo com
campainha durante o pre-paro dos alimentos; utilizar fogão automático.
Situação: Esquecer de tomar medicamentos. O que fazer: Fazer uma lista com os
nomes e horários dos medica-mentos e deixar em local bem visível; separar os
remédios por ho-rário (manhã, tarde e noite) em potes diferentes para cada
período.
49.
P49Outros temas importantes
Situação: Esquecer compromissos marcados. PO que fazer:
Usar agenda ou calendário para marcar compromis-sos; olhar a agenda no começo
do dia para se programar ou antesde sair de casa; fazer lembretes e deixá-los
em locais visíveis. Situação: Esquecer nomes. PO que fazer:
Repetir o nome da pessoa em voz alta; escolher umacaracterística marcante da
pessoa para lembrar do seu nome. Sepossível, anotar os nomes e as características
em uma agenda(exemplo: Maria olhos verdes). Situação: Esquecer de pagar contas.
PO que fazer:
Débito automático; anotar o vencimento das contasna agenda com um lembrete do
vencimento três dias antes. Situação: Contar sempre a mesma história. PO que fazer: No
início da conversa, fazer um resumo do que vaicontar e perguntar: Eu já contei
isso? Perceber a expressão dorosto da pessoa com quem conversa. Situação: Não
saber que horas são ou que dia é. PO que fazer:
Relógio de parede e de pulso; calendário de paredeem local visível com números
grandes; estabelecer rotinas. Situação: Incapacidade de realizar atividades. O
que fazer: Fazer uma coisa decada vez; começar pela parte maisfácil, se
possível treinar a ativida-de; anotar a sequência de exe-cução; realizar
atividades que te-nham significado.
50.
50Outros temas importantesSegredos para uma vida saudável1.
Adotar hábitos saudáveis no dia-a-dia e evitar o fumo eo álcool.2. Manter-se
ativo e atualizado: procurar saber o que estáocorrendo no mundo.3. Ter um passatempo,
algo que goste de fazer.4. Interagir e se relacionar com várias pessoas.5. Ter
um esporte ou praticar constantemente exercício físico.6. Cuidar da
alimentação, fazer uso de dieta balanceada.7.
Fazerprevençãooucontrolededoençascomohipertensãoarterial, diabetes e
osteoporose.8. Evitar quedas, prevenindo-se contra fraturas.9.
Fazerexamesperiódicosdevisãoeaudição,usandopróteseauditiva, óculos ou prótese
dentária quando necessário.10. Assumir responsabilidade, ter atividades
rentáveis ouvoluntárias.11. Não fazer uso de medicamentos
desnecessariamente:evitar a automedicação.12. Evitar o estresse. Dar sentido à
vida.Professor Yokio MoriguchiMédico Geriatra, Professor e Ex-Diretor
doInstituto de Geriatria e Gerontologia da PUC-RS
51.
51Serviços disponíveis e direitos do idoso
52.
52Serviços disponíveis e direitos do idosoBenefício de Prestação
Continuada – BPC O BPC é um benefício de um salário mínimo pago às pessoascom
65 anos ou mais e às pessoas com deficiência (de qualqueridade). Para solicitar
o BPC, é necessário não receber outros be-nefícios previdenciários e comprovar
renda familiar inferior a ¼ dosalário mínimo vigente.Aposentadoria por
invalidez – Adicional de 25% O segurado que se aposentou por invalidez e que
necessita deassistência permanente de outra pessoa tem o direito de receber
umadicional de 25% sobre seus proventos. Para solicitar o benefício, o segurado
deve procurar uma agên-cia do INSS.Isenção do Imposto Predial e Territorial
Urbano – IPTU É direito do idoso morador do Município de São Paulo, que
recebeaposentadoria ou pensão de até 3 salários mínimos e que possua umúnico
imóvel para moradia.Recadastramento anual para funcionários públicos Todo ano,
no mês de seu aniversário, o servidor público deve fazero recadastramento para
garantir seus proventos/benefícios. O fun-cionário ativo pode fazer este
recadastramento no site da SecretariaEstadual de Gestão Pública
(www.gestaopublica.sp.gov.br). Os fun-cionários inativos ou pensionistas devem
comparecer a uma agênciado Banco do Brasil. Caso o servidor esteja
impossibilitado de comparecer, o familiarou responsável deverá levar ao SPPREV,
com antecedência mí-nima de um mês à data do aniversário, um atestado médico
cons-tatando que é necessário uma visita ao domicílio ou à instituiçãoonde o
usuário esteja internado. Para mais informações, o servidor deve contatar o
SPPREV, à RuaBela Cintra, 657, Consolação (de segunda à sexta-feira, das 9h às
16h,ou aos sábados, das 9h às 15h) ou pelo telefone 0800 777 7738.
53.
53Serviços disponíveis e direitos do idosoMaus tratos contra o
idoso Os casos comprovados de maus tratos previstos em lei e passí-veis de
punição incluem: - Violência física; - Violência psicológica; - Negligência nos
cuidados. As denúncias podem ser feitas a qualquer um dos seguintes ór-gãos:
autoridade policial, Ministério Público e Conselhos Municipais,Estaduais e
Nacional do Idoso.Prioridade do atendimento em serviços de saúde Em serviços de
emergência de saúde (públicos ou privados), aprioridade de atendimento ficará
condicionada à avaliação médicadiante da gravidade dos casos a atender. O
Estatuto do Idoso assegura o direito a acompanhante, a quemdeverão ser
asseguradas condições adequadas para a sua per-manência no local em tempo
integral. O direito ao acompanhantepoderá ser negado a critério médico, tendo o
médico que justificarpor escrito as razões que impedem a permanência do
acompa-nhante no hospital.Isenção funerária Em alguns municípios, é concedida
isenção funerária às pessoassem condições de arcar com as despesas do funeral.
Incluem urna, otransporte do corpo e o sepultamento em quadra geral. Para este
serviço, informe-se junto ao Serviço Funerário Munici-pal, levando junto os
documentos do falecido e a Certidão de Óbito.Óbito no domicílio Nos casos de
morte natural, ocorrida no domicílio, o familiar ouresponsável deve se dirigir
à delegacia mais próxima a fim de regis-trar Boletim de Ocorrência (B.O.).
54.
54Telefones úteis
55.
55Telefones úteisCentro Acadêmico XI de Agosto - Assessoria
Jurídica gratuitaPraça João Mendes, 62 - 17º andarFone: (11) 3241-4461Centro de
Referência do Idoso - CRIPraça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 34 - São Miguel
PaulistaFone: (11) 2030-4000Centro de Referência do Idoso - CRI - Zona NorteRua
Augusto Tolle, 978 - MandaquiFone: (11) 2972-9200 / (11) 2972-9255Delegacia de
Proteção do IdosoEstação República do Metrô - 1º pisoFone: (11) 3237-0666 /
3256-3540De segunda a sexta-feira, das 9h às 18hPromotoria de Justiça de
Direitos Humanos - IdososRua Riachuelo,115 -1º andar - sala 149 - CentroFone:
(11) 3119-9082 / 3119-9083 - Fax: (11) 3119-9084E-mail:
idoso@mp.sp.gov.brGrande Conselho Municipal do IdosoRua Líbero Badaró, 119 -
Ed. São Joaquim - 1º andar - CentroFone: (11) 3113-9631INSSFone: 135Ordem dos
Advogados do Brasil - OABPraça da Sé, 385Fone: (11) 2155-3737De segunda a sexta-feira,
das 9h às 18 hDefensoria PúblicaAv. Liberdade, 32Fone: (11) 3105-5799 e
08000-178989
56.
Referências Bibliográficas561. BRASIL. Lei nº 10.741, de 1º de
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